"> CENTROS DE ENERGIA - OS SETE CHACRAS - ASTROLOGIA CÁRMICA | Bloguez.com - Bloguez.com
 

 CENTROS DE ENERGIA - OS SETE CHACRAS PRINCIPAIS

7/4/2010

 

 CHACRAS

Partindo do princípio que microcosmo surgiu do macrocosmo, podemos deduzir seguramente que os dois são formados nos mesmos padrões, isto quer dizer que eles têm mesmas energias, elementos e tudo mais. Assim, o corpo humano na sua integridade (todos os revestimentos) tem os sete tattvas e recebe continuamente as energias do cosmo. Os centros de processamento destas energias são chamados de "Chacras"

Chakra em sânscrito significa roda, círculo e ciclo. Nos tratados de yoga os chacras são descritos como os centros de energia psíquica sutil que esta sempre fluindo dentro do nosso organismo através de três  naris (canais) principais, que se chamam Ida, Pingala e Sushmna e se estendem, envolvendo a coluna vertebral. Os chacras que correspondem na maioria das vezes os plexos nervosos anatômicos, são formados pelo entrelaçado destes canais. Conforme o Shiva Svarodaya (ensinamentos de Shiva sobre as energias vitais) existem 72.000 naris (canais). Destes, dez são mais importantes. No corpo sutil do ser humano, estes canais tem função de conduzir os dez tipos de energias vitais mais importantes. Estes centros e canais não são tridimensionais, por isso, não podem ser observados fisicamente no corpo mas, através de yoga e meditação é possível visualizar a forma, cor e as outras propriedades deles.

Nas pessoas em geral, os chacras aparecem como círculos com aproximadamente 5 cm. de diâmetro, de cores foscas mas nas pessoas evoluídas espiritualmente, eles se tornam brilhante e maiores e giram em forma de redemoinho.

 Os chacras, ou centros de energia estão ligados um ao outro com um formidável sistemas de nadis – os canais, assim, vinculam nosso corpo físico com outros corpos sutis. É por causa dos chacras e nadis que nossos cinco corpos funcionam suave e integralmente como um organismo e a consciência pode fluir através de todos os corpos, transitando de físico para emocional, emocional para espiritual ou mental etc., instantaneamente. Estes corpos não funcionam separadamente mas em conjunto na nossa consciência cotidiana.

Todos os seres humanos têm estes chacras e nadis presentes nos seus corpos e eles não precisam ser acordados porque não estão dormindo. Estão funcionados até a morte. O que pode acontecer é que um ou outro, ou todos os chacras estão funcionando com forças diferentes, conseqüentemente, o aspecto representado por este chakra fica com maior evidência na vida da pessoa em detrimento dos outros. Por ex.: na vida das pessoas materialistas o campo espiritual fica esquecido criando um desequilíbrio na personalidade.

O sistema energético no corpo deve ser observado com uma visão holística, por isso não existem limites rígidos de influência de cada chakra. Todos os comandos e controles de funcionamento dos diversos corpos, em geral, partem do cérebro onde situam os chacras coronário e terceiro olho, que predominam os outros. Uma deficiência relacionada aos órgãos sexuais, regidos pelo segundo chakra, não é causada necessariamente por ele mas pode estar enraizada no outro chakra superior. Assim a causa de uma úlcera no estômago, pode estar localizada no chakra da garganta se a pessoa não consegue ou não pode gerenciar seus problemas de comunicação. Os atributos individuais de cada chakra devem servir como referência para um estudo holístico e mais abrangente.

 

Muladhar Chacra – Básico

Localizado na base da espinha dorsal governa a nossa existência física que também é resultado das ações dos nossos carmas das vidas anteriores, e assim ele governa também as memórias passadas. Individualismo, egoísmo, físico, materialismo fazem parte das qualidades deste chakra. Tudo que nos faz sentir confortável no mundo físico está relacionado a este chakra e quando ele não está balanceado nós podemos sentir insegurança material, que pode levar ao exagero na comida refletindo nos outros chacras. Ao reafirmar o ego ou o autoritarismo o indivíduo pode prejudicar os outros, o que com certeza, vai criar carmas negativos, que vão passar para memória trazendo resultados correspondentes no futuro.

Localização - Plexo pélvico, região entre o ânus e os genitais, extremidade da coluna vertebral (cóccix) – Elemento: Terra – Quatro Pétalas – Nota musical: Lá  Cor: Amarela

 

Swadhishthan Chacra – Sacro

Uma vez resolvido a questão da própria sobrevivência, a preocupação vem com a existência da espécie. Este chakra esta relacionado com a procriação. A visão é um pouco mais ampliada e começa absorver os outros no relacionamento. No primeiro chacra foi estabelecida a habilidade de acesso à memória, aqui as informações são processadas e entra o fator razão, dando origem as muitas perguntas. A água representa as emoções e as profundezas o subconsciente. Quem fica boiando na superfície, não consegue pegar as pérolas que estão no fundo.

 Localização - Plexo hipogástrico, região púbica - Seis Pétalas – Elemento: Água  Nota musical:Sol – Cor: Azul claro

 

Manipur Chacra – Plexo Solar

 

Os primeiros chakras envolvem energias que fazem a pessoa sentir confortável no mundo externo, este chakra está associado ao relacionamento com o próprio ser. Dependendo da fluência das energias a força de vontade deste chakra adiciona poderes à consciência mundana através do primeiros chakras ou abre as portas para a consciência superior relacionada com próximos chakras. Quando a energia do fogo é canalizada adequadamente, eleva o ego ao máximo de proeminência e as experiências emocionais são extremamente intensas. A pessoa supera o medo da perda e o instinto de reação; a retaliação e a vingança são dominadas. Desenvolvendo uma forte relação com o próprio ser, a pessoa cria a confiança em si que é a base para se alcançar os objetivos sem prejudicar os outros.

Localização:Plexos Solar, plexo epigástrico - Dez Pétalas – Elemento: Fogo - Nota musical: Fá – Cor:Vermelho escuro

 

Anahat Chakra – Cardíaco    

A fraternidade, o amor, a compreensão, a solidariedade, o perdão, a esperança, a confiança nos outros, etc., são as qualidades relacionadas a este chakra. Pessoas com este chakra balanceado são contentes, tem visão muito ampla e conseguem enxergar os assuntos cotidianos de todos os ângulos. Tem profunda compreensão da natureza humana o que proporciona a habilidade de ajudar os outros, resolver conflitos e confusões sem esforço. Quando este chakra está muito fraco a razão se rende às fortes emoções e a pessoa sofre muito porque quer dominar os outros pela força e encontra tremenda resistência. Perdendo a habilidade de discernir o certo e o errado, perde a confiança dos outros resultando em experiências amargas.    

 Localização: Plexo cardíaco - Doze Pétalas – Elemento: Ar - Nota musical: Mi – Cor:Verde 

  

Vishuddha Chakra – Laríngeo

A comunicação está relacionada a este chakra. É a ponte entre o coração e mente. Com este chakra balanceado a comunicação para planos inferiores e superiores acontece com muita harmonia. O elemento Akasha representa a essência de todos os elementos densos, a pessoa já tem domínio sobre seus sentimentos, emoções e problemas cotidianos. A busca do conhecimento verdadeiro fica em primeiro plano ultrapassando as barreiras de cultura, religião e origem. O indivíduo começa agir em vez de reagir aos impulsos dos sentidos. O fé se afirma e aumenta a capacidade de julgamento sem discernimento e preconceito. O maior problema que pode ocorrer nesta busca frenética, é que a pressa e a impaciência pode levar aos caminhos obscuros e a pessoa se perde seguindo os falsos gurus (orientadores) , que prometem realizações instantâneas

Localização: Plexo carótida,região da garganta -Dezesseis Pétalas – Elemento: Éter -Nota musical: Si – Cor: Cinza prateado

 

Agya Chakra – Terceiro olho

Os olhos representam o tempo, o passado e presente e o terceiro olho, o futuro. Este chakra bem ativo proporciona consciência do tempo ou as barreiras do tempo são derrubadas e a continuidade fica clara. A pessoa ultrapassa todos os limites criados por elementos densos. A comunicação com o divino ou seu próprio ser fica fácil e o conhecimento se amplia sem limites. A consciência se torna soberana de tal forma que a pessoa até no estado de sono fica consciente. O sentimento da dualidade – Eu e Tu começa desaparecer.

 

Localização: Plexo pineal, região entre sobrancelhas - Duas Pétalas - Nota musical: Ré -  Cor: Azul brilhante

 

Sahasrar Chakra – Coronário

O último chakra coronário representa o próprio ser que corresponde ao Brahman. A realização deste chakra geralmente acontece no estado profundo de meditação. Neste estado não existe nenhuma barreira, ele atinge a união e se torna a parte integrante do Brahman – O onipresente, onisciente e onipotente. Não existem mais sentimentos, emoções e desejos. A pessoa é agraciada com todos os poderes imagináveis mas transcende qualquer desejo de usá-los. Ela participa do mundo como testemunha e não como envolvido e desfruta do estado de felicidade interminável, porque estabeleceu um perfeito equilíbrio nos cinco corpos.

 

Localização: Plexo cerebral, corpo caloso - Mil Pétalas - Nota musical: Dó - Cor: todas as cores reunidas

 

Category : RELIGIÕES, RITUAIS, ORAÇÕES, MEDITAÇÕES, REFLEXÕES Print

| Contact author |