"> DESFUNÇÕES H - ASTROLOGIA CÁRMICA | Bloguez.com - Bloguez.com
 

 DESFUNÇÕES HORMONAIS

13/4/2009

 

A CULPA É DOS HORMÔNIOS !

"Os hormônios têm milhões de funções no corpo e sua falta ou excesso pode prejudicar a saúde",

explica o edocrinologista Dr Alfredo Halpern

 Você anda com a menstruação desregrada, o cabelo caindo e fome além da conta, mas não faz idéia do que está acontecendo? Então fique atenta, porque pode ser sinal de problemas hormonais. "Os hormônios têm milhões de funções no corpo e sua falta ou excesso pode prejudicar a saúde", explica o endocrinologista Alfredo Halpern, professor da Universidade de São Paulo. 

Descubra alguns problemas causados por esse transtorno:


Infertilidade
Os hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH) são importantes na reprodução feminina. O primeiro deixa os óvulos femininos maduros o suficiente para serem fertilizados e o segundo empurra o óvulo maduro para fora do ovário, em direção ao útero. É por isso que a queda na produção dos dois pode até levar à infertilidade. 

• Procure um médico caso sinta dificuldades de engravidar. Só ele poderá indicar a melhor forma de fazer a reposição desses hormônios.

Cansaço excessivo
Durante o sono, o organismo produz o hormônio do crescimento (GH), importantíssimo para a vitalidade. Entre outras funções, ele aumenta a massa muscular e preserva a musculatura além de transformar as moléculas em energia. Os principais sinais de que ele está desregulado são o ganho de peso e o cansaço. 

• Nada como uma boa noite de sono. E atenção à sua disposição matinal. Quando acorda bem, é porque dormiu o necessário. Dormir antes das 23 h faz o GH ser mais eficiente.

 Hormônios causam vários males

Quilos a mais, fome e acne também podem ser causados por problemas hormonais. Consulte o seu médico

Quilos a mais
Os hormônios T3 e T4 comandam o metabolismo, com a tarefa de queimar calorias para gerar energia. Se a glândula trabalha devagar (hipotireoidismo) fica difícil manter a gordura regulada e você ganha peso. 

• Se além de engordar você sentir sonolência, indisposição, depressão e pele seca, procure um médico.

Muita fome
Você pode estar com muita insulina no sangue. Esse hormônio empurra a glicose da comida para dentro das células, garantindo a energia necessária para o organismo funcionar. Em excesso, faz o nível de açúcar cair e a vontade de comer duplicar. Também estimula a produção de células gordurosas. 

• Ficar muito tempo sem comer aumenta a insulina. Coma alimentos ricos em fibras, como barrinhas de cereais, por exemplo. Eles seguram o apetite porque fazem o corpo absorver o açúcar mais devagar.

Acne e pêlos no corpo
Típica da adolescência, a acne pode aparecer por causa dos andrógenos, hormônios masculinos existentes na mulher. O problema está ligado ao estresse, que faz a glândula supra-renal fabricar esse hormônio em excesso, provocando o aumento da acne, de pêlos no corpo e de queda de cabelo, já que os andrógenos regulam o crescimento dos fios. 

• O excesso desse hormônio pode ser regulado por medicamentos. Ovário policístico também aumenta a produção dos andrógenos, mas o tratamento é mais lento.

 

Category : SAÚDE, ENERGIA, CIÊNCIAS ALTERNATIVAS Print

| Contact author |