"> DOENÇAS MENTAIS À LUZ DO CONHECIMENTO E - ASTROLOGIA CÁRMICA | Bloguez.com - Bloguez.com
 

 DOENÇAS MENTAIS À LUZ DO CONHECIMENTO ESPIRITA - DR. RICARDO DI BERNADI

18/10/2011


medium

A questão das doenças mentais á luz do conhecimento espírita, está bem explicada na seguinte entrevista, via Internet, com o médico Dr. Ricardo di Bernardi, membro do Instituto de Cultura Espírita de Santa Catarina. 

1 - O que são, e quais são as deficiências mentais?

 RDB- São  significativas dificuldades de desenvolver raciocínios, organizar idéias, manifestar sentimentos ou a aparente impossibilidade de expressar sentimentos e raciocínios.  São inúmeras!!! Poderemos detalhar mais adiante

 2 -  O que são e quais são os transtornos mentais? 

RDB- Considero que são dificuldades súbitas ou secundárias a outros fatores, de expressar pensamentos e sentimentos. São inúmeros, dependendo da  personalidade de cada pessoa, portanto, das peculiaridades de cada indivíduo.

 3 -  Qual a origem destes transtornos sob a ótica da medicina tradicional e sob a ótica espírita ?

Dr. Ricardo - Não consigo  raciocinar nem entender as deficiências mentais ou transtornos sem incluir  o raciocínio   espírita , mas, poderia dizer  que surgem quando um indivíduo sente-se agredido por um  fator externo  o qual  bloqueia seu raciocínio ou sua sensibilidade psíquica. É muito comum que um fato tenha ocorrido muitos anos atrás, na infância por exemplo, e um fato novo ,muitas vezes simples e sem gravidade, seja associado, até inconscientemente,  com fatos anteriores trazendo à tona questões antigas.

 4 -  Do ponto de vista espiritual, onde e quando se originam?

RDB- A origem é sempre espiritual, pois o cérebro não pensa, quem pensa é o espírito. O cérebro retransmite o que pensamos. O cérebro, também , não produz sentimentos, apenas reproduz sentimentos da alma. Nossos arquivos perispirituais contém registros de inúmeras encarnações  que muitas vezes jazem adormecidos a espera do estímulo para serem corrigidos, burilados e reorganizados de forma equilibrada. Todo o raciocínio acima ,da medicina tradicional,  é aceito pela visão espírita, apenas é ampliado pelo conhecimento do espírito. E, isto vale para todas as questões nesta área.    

 

5 -   Sob o ponto de vista médico e espírita, quais as causas ou origens das deficiências mentais?

 

RDB - Existem  do ponto de vista médico:

- As que se manifestam pelo encontro de genes do pai e da mãe , genes que trazem determinação para defeitos ou doenças ;

-  As que se manifestam por erros na separação ou distribuição   de cromossomos no óvulo e ou espermatozóide;

-  As  congênitas ou seja  as que aparentemente surgem por problemas durante a gestação como provocadas pela  rubéola e outras doenças;

-  As que se manifestam por traumas de parto, como por exemplo falta de oxigenação cerebral, determinando paralisia cerebral etc.

 

-  As  adquiridas  após o nascimento,  ocasionadas por :

a) acidentes graves;

b) infecções que afetam o sistema nervoso central tipo encefalites e outras:

c) desequilíbrios hormonais  como doenças da tireóide e outras,

d) intoxicações graves por venenos ,

e) Senilidade ou seja envelhecimento do sistema nervoso central .

f) Doenças Degenerativas do cérebro , como Alzeimer. g) Acidentes Vasculares cerebrais ,AVC ( derrames, tromboses cerebrais ).

g) E muitas  outras ...

Na visão espírita, o corpo espiritual, (corpo astral, psicossoma, perispírito...) traz , de outras encarnações, alterações energéticas ou desequilíbrios  que vibram em uma determinada freqüência  e ,por isto,sintonizam, favorecem, ou atraem estas situações de distúrbios mentais. Há , também, situações decorrentes da atual existência, assim:  O espírito quando  produz, constantemente, pensamentos ou expressa sentimentos  de baixo nível ou seja , doentios, estes são veiculados pelo perispírito  e manifestam-se   no corpo gerando graves  problemas  e alterações no corpo físico modificando a expressão de idéias, pensamentos e sentimentos...

 

 6 -  Quais as finalidades  ou objetivos espirituais das deficiências físicas e mentais? Débitos? Resgates?

As finalidades são, sempre, gerar  benefícios, ou oportunidades de crescimento para o espírito.São conseqüências do automatismo da Lei Perfeita do Universo.  Nunca são punições ou castigos. A LEI UNIVERSAL  é automática. Deus é onipresente e, portanto, está dentro de nós. Quando o Mestre disse: "Vós sois deuses, Deus está em vós" , quis nos dizer : Deus não é um ser emocional e externo a nós,  que tenha uma personalidade mutável... a Lei está escrita na nossa consciência , no nosso espírito. A LEI Universal ,não  pune, não   premia, não castiga e não perdoa, simplesmente é a LEI DE AMOR E JUSTIÇA...  Como estamos mergulhados na Energia Divina, tudo que pensamos, sentimos ou fazemos retorna para nós, é a Lei de Ação e Reação. Automaticamente, há o retorno como há a liberdade em semear mas a obrigatoriedade ( automatismo) da colheita.  No entanto, cabe-nos continuar a semear para colher ainda nesta vida melhoras importantes.  Isto é o mais importante !

 

 7 - Existe alguma deficiência mental e/ou física que não tenha causas espirituais ? Toda deficiência física e mental é decorrente da ação do espírito?

RDB -Somos espíritos encarnados, tudo que ocorre no corpo biológico decorre de fragilidades e tendências ( que podem ser amenizadas, tratadas ou evitadas ) do nosso corpo espiritual as quais, por sua vez, refletem as tendências e fragilidades da essência espiritual.Até mesmo acidentes ocorrem devido  a predisposições  espirituais do indivíduo.  Predisposições não são fatos ou situações que são determinadas, repito, são tendências a serem evitadas ou tratadas. .Lembro que podem ser, também, predisposições ou atitudes  do espírito tomadas na vida atual.

 

 8 - Os transtornos mentais podem surgir subitamente em pessoas maduras?

RDB- Aparentemente sim, mas sabemos que os computadores do perispírito trazem não uma determinação mas uma fragilidade ou tendência neste sentido. A manifestação   pode ser evitada conforme  seu modo de vida ou conforme as atitudes desta pessoa ou poderão não ser evitadas conforme seu modo de agir nesta encarnação.. 

 

 9 - As deficiências e  ou transtornos mentais manifestam-se em estágios? É possível alguém ser portador de uma deficiência mental de manifestação tão sutil que permite o ser desfrutar de uma vida normal ?  Elas podem ser hereditárias?Podem aparecer em fases da vida, de um momento para o outro? Quais os motivos?

RDB- Há uma autoprogramação nos nossos "computadores"  perispirituais  no sentido de que o indivíduo expresse uma tendência ou dificuldade na época mais adequada para a eliminação do corpo espiritual dessa deficiência.. Tudo que fizemos em vidas anteriores está nos nossos arquivos. somos constituídos de trilhões de núcleos de energia .Tudo que somos , inclusive as questões que ainda não superamos constituem-se em registros ou núcleos de energia. Tais núcleos pulsam, irradiam vibrações que partem da profundidade do nosso espírito e atingem nosso corpo. Como continuamos pensando e emitindo sentimentos, estamos refazendo nosso destino e portanto com  pensamentos de amor e harmonia neutralizando alguns núcleos, higienizando outros ou   mantendo-os,  e até estimulando novos  registros. Problemas eclodem em certas épocas da vida dependendo das tendências anteriores, e das atitudes atuais. Há também registros que se exteriorizam na faixa etária correspondente a mesma idade que ocorreram no passado.É a nova oportunidade de refazermos o que fizemos de forma equivocada.

(continua)

Category : RELIGIÕES, RITUAIS, ORAÇÕES, MEDITAÇÕES, REFLEXÕES Print

| Contact author |